• 22/05/2017 17:31hs
  • inQuesti

Você já parou para pensar no volume de informação que é gerado dia-a-dia e o impacto que esses dados causam no mundo empresarial? E é esse turbilhão de informações que tem moldado o comportamento de gerentes, gestores e CEOs.

Neste ranking, o setor de Tecnologia da Informação (TI) é a espinha dorsal do sucesso no mundo dos negócios. Profissionais e serviços de consultoria que se destacam no mercado, precisam ter uma visão mais holística, englobando conhecimentos em diversos setores organizacionais de uma mesma empresa.

Por meio dos Indicadores de Desenvolvimento, ou ao pé da letra Key Performance Indicators (KPIs), a empresa analisa seu desempenho e se o desenrolar das tarefas está próximo aos objetivos estabelecidos no planejamento. Uma espécie de bússola, que orienta os processos, as estratégias de médio e longo prazo e até mesmo baliza os momentos de crise e de expansão.

As decisões financeiras estão pautadas em tudo o que possa reduzir os custos e tem um papel importante como indicador, porque é a base para que qualquer outro índice seja bem-sucedido; o que inclui a automação, o desenvolvimento de softwares, entre outras condutas que representam economia de tempo e de investimentos.

Na prática, desempenham um papel importante porque ampliam a visão dos gestores de tecnologia ao que se refere a cada setor, contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas. Funciona também como um espelho quando envolve os funcionários e alinha as habilidades e esforços em torno das metas, porque cada colaborador passa a entender o processo e o quanto suas ações colaboram para o sucesso da empresa, com base em dados reais, do cotidiano corporativo.

A importância de alinhar KPI's

Uma dica inicial é que os Indicadores de Desempenho sejam definidos em comum acordo, entre a chefia e os funcionários. As métricas precisam ser discutidas, assim como os objetivos a serem alcançados. De nada adiantará criar um índice em um prazo que não poderá ser alcançado ou mesmo traçar um processo que não esteja pautado nas metas.  

Todas as etapas estão interligadas, e por isso, a definição de metas, métricas e indicadores que o desempenho alcança, faz toda a diferença quando o assunto é business. E lançar mão dos KPI's irá auxiliar na avaliação de cada processo.

Neste ambiente, o papel do gestor é fundamental, porque é preciso definir claramente a tarefa a ser desenvolvida pela equipe, levando em consideração as habilidades de cada um e montar um time afiado para cada projeto. O gestor também dará feedbacks constantes e precisos, com clareza, revelando quais pontos podem ser melhorados, outros que precisam de maior agilidade, e com isso, reunir e administrar soluções.

Mas quais são os KPIs mais importantes para otimizar o desempenho do departamento de TI? Separamos 3 indicadores que poderão fazer a diferença na saúde financeira da sua empresa! Confira:

#1 Indicador de Qualidade - Sistemas sempre à mão

Um dos indicadores importantes e que mede o desempenho da equipe de TI é o acompanhamento do tempo de queda (dowtime) de uma determinada tarefa e a entrega de um determinado produto. Imagine uma empresa de ferramentas que precisa entregar produtos de qualidade ao mercado, aumentar seu nível de atendimento às datas agendadas, sem abrir mão da busca por reduzir seu tempo de produção. Opte por testes automatizados, e que resultem em processos de aprovação fáceis de interpretar, modificar e corrigir.

#2 Indicador de Produtividade - Dados organizados

Produtividade é uma das palavras-chaves no mundo dos negócios. Avalie alguns itens básicos: quantas horas são necessárias para consolidar planilhas, e em quantos minutos isso é feito adotando um novo sistema de BI? Esse sim, é um dado relevante para a melhoria do desempenho. Com a organização dos dados, ações mais práticas e efetivas são realçadas. Neste cenário, sistemas oscilantes ou fora do ar comprometem a produtividade, e a forma de acompanhar este indicador é medindo o tempo em que o data center fica indisponível. Tenha sempre em mente: quanto trabalho precisa ser empenhado para obter um determinado resultado?

#3 Indicador de Eficiência - Performance de equipes

Vale comparar com os períodos anteriores, para que os índices sejam medidos e confirmados com práticas em crescimento. Qual eficiente tem sido sua equipe? Uma maneira de revelar o valor da equipe de TI é medindo o quanto de retrabalho é dispensado durante determinada tarefa. É preciso trabalhar para zerar as repetições, mas contabilizando para comparar com os períodos anteriores. Fica a dica: eficiência, no mundo dos negócios, é o resultado final entre os recursos obtidos e os recursos empregados. Desenvolver tarefas da melhor maneira utilizando a menor quantidade possível de recursos.

Apesar de não ser um indicador, precisamos falar sobre Segurança de Dados!

Os números de incidentes de segurança dos dados é um dos pontos prioritários dentro das empresas e precisam ter índices baixos, uma vez que analisa as violações de segurança física ou falhas no sistema. Um erro neste setor pode comprometer o trabalho de uma equipe inteira. Seu dados estão seguros?

“Esse gigantesco acúmulo de informações significa que as pessoas serão compreendidas em uma nova dimensão: a soma de suas ações, interações e conexões registradas digitalmente”, Viktor Mayer-Schönberger, professor da Universidade de Oxford.

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