• 29/05/2017 15:08hs
  • inQuesti

Você já ouviu falar de Internet das Coisas? É uma revolução tecnológica que vem conectando dispositivos eletrônicos à internet e a outros equipamentos como computadores e smartphones. São muitos objetos conectados: geladeiras, óculos, elevadores, meios de transportes, chaves, carros e até mesmo tênis, roupas e maçanetas. Essa nova realidade de captura, comunicação e processamento de dados beneficiam não somente os casos individuais, mas principalmente os negócios em rede

Segundo apontou a pesquisa da Mckinsey Global Institute, a Internet das Coisas é capaz de aumentar a eficiência operacional e o alcance de mercado, gerando valor substancial em muitas indústrias. Está sendo previsto um crescimento nos próximos anos com um impacto sobre a economia global que pode chegar a 6,2 trilhões de dólares, até 2025. 

A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, reduzindo, otimizando e economizando recursos naturais e energéticos, por exemplo.

Mas qual será o impacto da Internet das Coisas no mundo dos negócios? 

Os primeiros sistemas foram testados na indústria farmacêutica, em armazéns de grande porte e no setor de saúde. Etiquetas - tags - RFID - Radio Frequency IDentification - são implantadas debaixo da pele humana para finalidades médicas e também em passaportes e cartas de condução. Leitores RFID também podem ser incluídos em telemóveis. O leque de possibilidades que surge com a Internet das Coisas é infinito, influenciando diversos setores.

Nós da inQuesti separamos alguns para vocês, veja quais: 

#1 Design e Marketing de Produto – como, quando e onde o produto é usado? Um sensor aponta as respostas e auxilia os processos de criação em design e marketing. Esta coleta de dados em tempo real tem custo menor, é mais rápido e mais preciso, auxiliando as pesquisas de mercado junto ao consumidor.

 

#2 Varejo – quantos consumidores precisarão de peças de reposição? Existem peças disponíveis no estoque? Monitorar esta condição e o uso de componentes conectados prevê as necessidades do consumidor, prevenindo também perda de receita para outros vendedores. No varejo, a Internet das Coisas permite, em um clique, encomendar sabão em pó, leite, creme dental ou outros produtos. O impacto desta tecnologia para o consumidor é revolucionário, oferecendo facilidade e praticidade. Fique atento a qualidade dos seus dados, eles podem contribuir na hora de entender o comportamento e perfil do seu cliente.

 

Uma pesquisa da Unidade de Inteligência Economista (EIU), realizada em 2016, apontou que 96% dos líderes mundiais esperavam que seus negócios estivessem utilizando a Internet das Coisas. Além disso, 60%, dos 779 líderes de negócios globais que participaram da pesquisa concordaram que empresas que não aderiram à esta tecnologia, ficarão para trás. 

 

#3 Medicina – médicos e hospitais coletam e reúnem dados de dispositivos médicos conectados, incluindo wearables e monitores de saúde instalados nas casas. Em tempo real, profissionais da medicina têm dados mais completos dos pacientes, facilitando o atendimento através de diagnósticos e tratamentos mais precisos. 

 

A Internet das Coisas também auxilia nas questões cotidianas e diversos setores da sociedade estão sendo impactados com esta nova realidade.

 

#4 Automobilístico - A Ford e a Intel estão desenvolvendo um protótipo que pretende revolucionar o interior dos automóveis. Ao entrar em um carro, uma câmera fará o reconhecimento do rosto do motorista, oferecendo informações do dia-a-dia, recomendando as músicas prediletas e acionando o GPS. Com acessórios online e agindo de maneira inteligente e integrada, se o sistema não reconhecer o condutor, ele registra quem está dirigindo e manda as informações para o celular do dono, evitando furtos.  

É preciso estar atento a esta revolução, ao mesmo tempo tomar decisões cada vez mais rápidas e certas. A Inquesti ama desafios e é formada por pessoas que fazem a diferença, garantindo agilidade e novas formas de enxergar as informações. Os dados ficam mais simples e rápidos, porque a tecnologia é utilizada para aumentar o valor de cada informação. Preparados para essa revolução?

A inQuesti é especialista em soluções para análise de dados e a pedido dos 
nossos clientes juntamos todo o conteúdo que trouxemos aqui no blog desse guia
BI de A a Z: o guia definitivo para entender o Business Intelligence