• 31/08/2017 11:10hs
  • Vagner

No início de agosto tivemos o prazer e participar do HypeCast, poadcast criado pela Hytrade para falar sobre Marketing e assuntos relacionados.


Foi uma conversa super descontraída que teve como pano de fundo perguntas e dúvidas relacionadas a Business Intelligence. Confira abaixo a gravação!

 

 

Curiosidade:


O surgimento do termo “Business Intelligence” é um tanto curioso. Ele foi utilizado pela primeira vez por Richard Millar Devens, para descrever como o bancário Sir Henry Firnese lucrou, ao obter informações a respeito de cenários da época, antes de seus concorrentes, e tomar atitudes com elas. A citação está no livro “Cyclopaedia of Commercial and Business Anecdotes”, de 1865. Isso é algo interessantíssimo, porque coletar e organizar informações para melhorar o entendimento de um cenário e ajudar na decisão é a base do Business Intelligence.

Sobre Crescimento do BI:

O BI vem crescendo na escala de 2 dígitos a alguns anos, e com a quantidade de novas ferramentas e software relacionados a este segmento, e a busca cada vez maior das empresas por se conhecer melhor através dos números , faz com que estas taxas se mantenham. As pequenas e médias empresas, que antes não tinham condições nenhuma, agora possuem opções, e até em grande quantidade, e as grandes empresa não param de acelerar e investir. O problema agora são das pessoas e capacitação.
 
Projetos de BI não são apenas relacionados a automatizar relatórios e gerar números. Este é um processo que mexe com toda a empresa, e impacta diretamente os processos e todas as pessoas envolvidas por ele. Fazer algo sério requer investimento em capacitação, processos e muito tempo para melhorar, melhorar e melhorar...


Tendências que enxergamos para o mercado Brasileiro:

1. Comoditização dos Softwares
2. Qualidade de Dados
3. Automatização
4. Estatística e Big Data
5. Educação




Entrevistados:


Vagner Assis é formado em TI pela UNICAMP, possui mais de 16 anos de experiência profissional, passando por empresas de grande porte, como Itaú e Mercedes Benz do Brasil, até fundar com mais dois sócios em 2012 a inQuesti, empresa focada em Inteligência de Informação, onde ele lidera atualmente a equipe de desenvolvedores.

Vinicius Siqueira também é formado em TI pela UNICAMP, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela FIA e extensão em Gestão Executiva pela Universidade de La Verne. Ele já passou por empresas como a P&G, Telefónica e POLITEC, até fundar a inQuesti junto com o Vagner e o Luciano. Atualmente lidera a equipe comercial e de desenvolvimento de negócios.

Sobre o Autor

Vagner Assis

Responsável pelas áreas Comercial e Relacionamento na inQuesti, tenho como objetivo ajudar nossos clientes e parceiros a crescer diante dos desafios que o mercado impõe a cada dia.

Linkedin Vagner