• 13/06/2017 12:47hs
  • inQuesti

Por que algumas empresas conseguem implementar um projeto de BI e ter sucesso na análise de indicadores, enquanto outras não? Como as empresas são capazes de conduzir mudanças significativas em suas equipes? Como os profissionais da área de negócios, e pessoas em geral, conseguem aplicar a implementação de BI ao seu favor? 

Um estudo da The Economist Intelligence Unit, aponta que 35% dos executivos entrevistados colocam como principal obstáculo a análise de dados devido a falta de conhecimento de como utilizá-la no dia a dia do seu negócio. Em um mundo em que as tecnologias são emergentes, implementar um projeto de BI é uma necessidade inevitável para tornar os negócios escaláveis a longo prazo. 

Infelizmente muitas empresas padecem de uma implementação de um projeto de BI de sucesso, pois os executivos envolvidos são resistentes às mudanças e ignoram o ponto chave da mudança: as pessoas. 

A tecnologia hoje não funciona sem as pessoas, então como conseguir implementar um projeto de sucesso de Business Intelligence em sua empresa? O comportamento das pessoas envolvidas em um projeto de BI é a força motriz para tornar a implementação do seu projeto de BI ágil e inovador. Por isso, listamos 3 aprendizados que vivenciamos recentemente em um de nossos projetos de BI que foi escolhido como case para ser apresentado em um dos maiores e mais completos eventos do mercado de análise de dados este ano, o Gartner Data & Analytics Summit, que acontece nos dias 20 e 21 de Junho.

 

Compreensão do escopo do projeto de BI e dos indicadores 

A implementação de um projeto de BI vai muito além de escolher uma ferramenta de BI que atenda todos os requisitos. A pessoa responsável indicada para acompanhar a implementação deve ter clareza sobre quais são as métricas departamentais e as necessidades diferentes de cada área. Ainda que você tenha dúvidas sobre qual é a melhor ferramenta de BI para o seu negócio, preocupe-se antes sobre quais serão os indicadores a serem mensurados.  

 

Cultura agregadora e não centralizadora 

Todos do time estão envolvidos e sabem quais resultados devem alcançar? Está claro que os colaboradores evoluirão e alcançarão resultados expressivos? Eles têm voz ativa para opinar e sugerir sobre quais são suas reais necessidades? Esteja aberto a uma interação maior entre as pessoas e compreenda que ela é catalisadora para encontrar soluções aos obstáculos mais comuns durante quaisquer desenvolvimento. Se os benefícios do projeto não estiverem bem compreendidos e internalizados pela equipe, não há como sobreviver a uma implementação de BI de sucesso.

 

“O Vale do Silício é famoso por pessoas trocarem de empresa a toda hora. Nossos líderes e gestores encorajam explicitamente os funcionários a levantarem suas mãos quando querem um novo desafio. Isso nos ajuda a identificar oportunidades de desenvolvimento e apoia uma cultura de honestidade.” – Jody Kohner, Salesforce

 

Um projeto de BI está sempre em constante transformação 

Ainda que o projeto de BI seja um projeto tradicionalmente de TI e que haja necessidade de implementar um ERP e modelar os dados, abraçar cuidadosamente essa implementação envolvendo o maior número de pessoas e equipes possíveis é a chave para que se descubra lacunas de compreensão entre todos os departamentos, pois ela nunca terá fim. Quando a organização compreende que as equipes são multidisciplinares e que as necessidades do negócio vão mudando de acordo com o mercado, o projeto de BI se torna um organismo vivo em constante renovação.

Um projeto de BI de sucesso tem como objetivo aumentar e agilizar o processo de geração dos indicadores e disponibilizar de forma simples e prática todas as métricas criando oportunidades relacionadas a inteligência de dados e o mais importante: ele cria um ambiente propício e mais saudável para que as pessoas possam tomar decisões dentro da organização com eficiência, qualidade e segurança. 

A inQuesti é especialista em soluções para análise de dados e a pedido dos 
nossos clientes juntamos todo o conteúdo que trouxemos aqui no blog desse guia
BI de A a Z: o guia definitivo para entender o Business Intelligence