• 08/06/2017 12:00hs
  • inQuesti

Hoje encerramos nosso conteúdo do glossário de BI de A a Z: o guia definitivo para entender o Business Intelligence - Parte III! No final, temos uma surpresa para você que pediu para acompanhar todos os termos sobre Business Intelligence de forma contínua. Boa leitura!

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OLAP (Online Analytical Processing): em português, processamento analítico online. Capacidade de analisar grandes volumes de dados sob diferentes pontos de vista, baseado em uma estrutura de dados multidimensional chamada Cubo (já vista acima). Visualização multidimensional dos dados, exploração, rotação, vários modos de visualização são permitidos com este processamento analítico online. Uma capacidade de manipular e analisar grandes volumes de dados, conjugando várias perspectivas. Com este recurso, as empresas obtêm respostas simples: quantos produtos “z” foram vendidos durante o último bimestre? Imagine que o mesmo produto foi comercializado nas filiais da regiões Norte, Sul, Leste e Oeste e se faz necessário saber quantos produtos foram vendidos em cada loja ou mesmo fazer a estimativa de em cada uma destas regiões! O OLAP fornece estes dados. 

OLTP (Online Transaction Processing): processamento de transações online. Interface que gerencia o processamento de transações, como ocorre com o sistema de transações bancárias. Utilizado para as tarefas repetitivas do dia-a-dia, como as do sistema de cobranças e pagamentos de contas.

Omnichannel: estar presente em todos os canais de venda, oferecendo diversos meios de compra em uma única experiência. Este conceito define o futuro varejista no Brasil, no qual todos os canais de uma marca são integrados para atender o consumidor onde ele estiver. Tem a capacidade de integrar lojas físicas e virtuais para que o comprador possa explorar todas as possibilidade de integração com a marca. 

Omniera: tendência de varejo em que o consumidor escolhe a hora e o canal de compra, e as empresas estão presentes em todos os canais de forma sistemática e padronizada.  Uma representação de loja que oferece todos os canais de integração. Traz o espelho inteligente, mesa de exposição interativa com realidade aumentada, self-checkout, além de um dashboard com informações estratégicas, como demonstração de mapas e locais quentes e frios dentro de uma loja.   

 

Pesquisa de mercado: coleta de informações junto aos consumidores, com o objetivo de orientar a tomada de decisões da empresa. Define as perspectivas de venda ou de prestação de serviços, com base na Inteligência de Mercado. Um forte aliado para ouvir a opinião do consumidor: a empresa multinacional Fort Dodge, fabricante de produtos farmacêuticos para a saúde animal, contratou pesquisa de mercado para medir o mercado de vacinas para aves, tendo como objetivo norteador o posicionamento e os pontos fortes e fracos da empresa no mercado, e com isto, foi possível subsidiar o planejamento estratégico.

Pesquisa de satisfação: prática avaliação do nível de satisfação dos clientes, considerando itens como atendimento, custo, matéria prima, qualidade, entre outros. Quando aplicada corretamente, pode apontar soluções para as empresas que buscam melhoria contínua de seus serviços ou produtos, ou para aquelas que pretendem traçar um plano de ação para a conquista de novos clientes. É importante, que o cliente sinta-se feliz com a escolha que fez, seja fidelizado e ainda recomende o serviço. 

PowerBI: conjunto de funcionalidades de análise dados e compartilhamento de ideias, ferramenta de Business Intelligence da Microsoft. 

 

QAP (Qlik Analytics Platform):  é a maneira mais inovadora de utilizar o motor associativo Qlik embutido a um site ou portal, para criar painéis com riqueza de informação disponibilizado para o seu público, que pode ser usuários internos da empresa, um portal para fornecedores, clientes ou público em geral. Utiliza todos os componentes do Qlik Sense de forma independente como um objeto integrado em uma página web. Saiba mais em nosso blog clicando aqui! 

QlikView: Plataforma de visual analytics e Business Discovery considerada pelo 7º ano consecutivo pela Gartner líder em Business Intelligence. Com o QlikView você pode gerenciar seu negócio com base em dados reais e precisos para você enxergar seus dados vindos de qualquer fonte (banco de dados, planilhas etc) e tomar decisões inteligentes com base em números. Descubra agora 4 ferramentas úteis para desenvolvedores QlikView em nosso blog aqui

Qlik Sense: Plataforma líder em nada menos que 13 categorias pela BARC, empresa especializada em pesquisas de BI e também líder pelo Quadrante Mágico Gartner pelo 7º ano consecutivo. Desenvolvida com o objetivo de facilitar o seu dia a dia, Qlik Sense é uma solução de visualização de dados intuitiva com poderosas funcionalidades self-service, capaz de gerar análises em tempo real sendo 100% customizável para você gerir seu negócio de maneira mais inteligente e otimizando seu tempo acessando resultados pelo computador, tablets ou smartphones. Veja 5 problemas que o Qlik Sense resolve nas empresas em clicando aqui

Qlik Maps: Extensão para analisar dados de geolocalização das plataformas QlikView® e Qlik Sense®. Perfeito para você fazer uma análise profunda dos seus dados sem dificuldades através de mapas e gráficos, para tornar sua tomada de decisão muito mais estratégica e inteligente do seu negócio. Saiba mais em nosso blog clicando aqui!

 

Ralph Kimball: um dos criadores dos conceitos de Data Warehouse, bem como dos sistemas para análise de dados transacionais. Desde o início da década de 1980 vem desenvolvendo pesquisas e conceitos que vem sendo utilizado em diversas ferramentas tecnológicas. Autor de dois best-sellers - Data Warehouse Lifecycle Toolkit e Data Webhouse Toolkit, com suas versões em português e publicados no Brasil. Atua como professor em consultoria, palestrante e escritor de artigos para revistas especializadas.

  

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Saiku: É um sistema modular de código aberto, oferecendo suíte de análise OLAP leve que permanece facilmente incorporável, extensível e configurável. 

SAP: empresa alemã com forte presença no Brasil, criadora de softwares de gestão empresarial. 

Sistemas de informação: conjunto organizado de diversos elementos que compreende pessoas, equipamentos e métodos usados para coletar, interpretar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.

Snow Flake: tipo de modelagem multidimensional com formato característico semelhante à estrutura do floco de neve. Também chamado de “modelo floco de neve”. Saiba mais sobre modelagem em em nosso blog clicando aqui!  

SQL (Structured Query Language): em português, linguagem de questões estruturadas. É uma linguagem padrão para lidar com banco de dados relacionais. É utilizado por desenvolvedores para a extração, transformação e carregamento de dados. É a linguagem mais utilizada para a movimentação de dados do sistema de ERP e de outros sistemas para o data warehouse, ou para geração de relatórios em planilhas.

Social Analytics: é utilizado para análises baseadas em mídias sociais. Utilizada pela área de marketing para identificar tendências e emoções entre prospects, leads e clientes, para acompanhar os resultados de campanhas e ações.

 

Tableau: empresa norte-americana que recentemente ampliou seus negócios para oferecer softwares de análise de dados para ampliar o entendimento de suas informações através de um software de Business Intelligence proprietário.

 

Upload: Envio de dados para um sistema ou servidor remoto. 

User Experience (UX): se refere a experiência do usuário quando acessando um sistema ou tabela de dados, por exemplo. É levada em consideração por designers e programadores. Descubra agora sobre Arquitetura da Informação em nosso blog clicando aqui

 

Validação de dados: Verificação da formatação de dados de acordo com padrões pré-estabelecidos e exigidos por um sistema .   

Visualização de dados: princípios para facilitar o entendimento da informação e a apresentação dos dados com o propósito de aumentar a eficiência da tomada de decisão através de cores, elementos, imagens etc. Leia mais em sobre como a visualização de dados pode te ajudar em nosso blog aqui!

 

A inQuesti é especialista em soluções para análise de dados e a pedido dos
nossos clientes juntamos todo o conteúdo que trouxemos aqui no blog desse guia
BI de A a Z: o guia definitivo para entender o Business Intelligence